Oftalmologia - patologias e cuidados

Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica

Rastreio Visual

Rastreio Visual

O principal objetivo do rastreio é identificar as crianças que têm ou estão em risco de desenvolver ambliopia; o que pode levar a uma deficiência visual permanente, a menos que seja tratada na primeira infância. Patologias importantes a rastrear incluem estrabismo, catarata, glaucoma, ptose, erros refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo, bem outras  doenças graves como tumores ou doenças neurológicas.

Ler mais
Ambliopia pediátrica

Ambliopia

A Ambliopia corresponde à diminuição da função visual em um ou ambos os olhos devido a uma capacitação anormal da via visual na infância. Na ambliopia, pode não haver um problema óbvio do olho. A perda de visão ocorre porque as vias neuronais entre o olho e o cérebro não são adequadamente estimuladas na idade devida. O cérebro “aprende” a ver apenas imagens desfocadas com o olho amblíope mesmo quando são usados óculos mais tardiamente. Como resultado, o cérebro “favorece” um olho em detrimento do outro – o que é geralmente conhecido como o “olho preguiçoso”. É a principal causa de perda de visão entre as crianças.

Ler mais
Erros Refrativos

Erros refrativos

Para que se possa ver com nitidez, os raios de luz de um objeto no campo visual devem convergir num só ponto da retina. O olho funciona como uma câmera – tem uma abertura na parte anterior (a pupila), um mecanismo de foco (a córnea e cristalino) e uma porção sensível à luz na parte posterior (a retina). Olhos com erros de refração significativos como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo não são capazes de focar a luz na região pretendida da retina.

Ler mais
Estrabismo pediátrico

Estrabismo

Estrabismo é qualquer desalinhamento dos olhos. Existem muitos tipos diferentes de estrabismo, sendo geralmente descritos pela direção do desvio. Os tipos mais comuns são a endotropia (desvio convergente), a exotropia (desvio divergente) e a hipertropia (desvio vertical). Padrões especiais de estrabismo podem ter nomes únicos, como a síndrome de Brown e a síndrome de Duane.

Ler mais
Catarata Congénita

Catarata Congénita

Uma catarata é qualquer opacidade da lente natural do olho (o cristalino), que normalmente é transparente. Existem muitos tipos de catarata. Algumas cataratas são pequenas e não interferem na visão. Outras cataratas são grandes e causam perda severa. A incidência é variável em todo o mundo.

Ler mais
conjuntivite no olho

Conjuntivite

A conjuntivite é uma condição em que os olhos se apresentam vermelhos e podem ter secreção. Os sintomas variam desde ardor, comichão, sensação de corpo estranho, secreção ou formação de crostas nos cílios (pestanas). A conjuntivite pode ser causada por bactérias, vírus, outros agentes infecciosos, produtos químicos ou alergias.

Ler mais
blefarite example

Blefarite

A blefarite é caracterizada por uma complexa relação entre a flora oculo-palpebral e a disfunção das glândulas de meibomio (DGM), levando a inflamação da pálpebra, alterações na córnea e conjuntiva e sintomas de desconforto ocular.

Ler mais
Dilatação Pupilar

Gotas para Dilatação

Os colírios midriáticos contêm medicação para dilatar (aumentar o diâmetro) a pupila do olho. Existem dois tipos de gotas: um tipo estimula a contração dos músculos que aumentam a pupila (como a fenilefrina); o outro tipo relaxa os músculos que fazem a pupila se contrair, relaxando também o músculo responsável pela acção de focagem do cristalino (como o ciclopentolato e a atropina). Esses dois tipos de medicamentos são usados ​​frequentemente em conjunto.

Ler mais

Oftalmologia nos Adultos

glaucoma

Glaucoma

O glaucoma representa um grupo de doenças definidas por uma neuropatia óptica (doença do nervo óptico) característica, que é consistente com a escavação e o enfraquecimento dos elementos neurais e do tecido conjuntivo do disco óptico e pelo eventual desenvolvimento de padrões distintos de disfunção visual. Embora a pressão intra-ocular elevada (PIO) seja um dos principais fatores de risco, a sua presença ou ausência não tem um papel obrigatório na definição da doença.

Ler mais
Retinopatia Diabética

Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética refere-se a alterações da retina que ocorrem em pacientes com diabetes mellitus (DM). Essas alterações afetam os pequenos vasos sanguíneos da retina e podem levar à perda de visão por meio de várias vias diferentes; é uma das principais causas de défice visual em adultos em idade ativa.

Ler mais
Degenerescência Macular da Idade

Degenerescência Macular da Idade (DMI)

A DMI é a principal causa de perda visual irreversível entre os idosos em todo o mundo, afetando 30 a 50 milhões de indivíduos. É um distúrbio degenerativo progressivo, crónico, da mácula e apresenta perda da acuidade visual tipicamente resultante da degeneração dos fotorreceptores, epitélio pigmentar da retina (EPR) e coriocapilar. As formas avançadas da doença são caracterizadas por neovascularização coroideia macular (NVC), atrofia geográfica (atrofia do EPR, coriocapilar e fotorreceptores), ou ambos.

Ler mais
catarata Adultos

Catarata

A catarata corresponde à perda de transparência do cristalino (lente intraocular natural) cuja função é focar a luz na retina. Esta “nebulosidade” condiciona uma diminuição na visão e pode, em condições extremas, levar à cegueira caso não tratada. As cataratas geralmente desenvolvem-se lentamente e sem dor, pelo que a visão e o quotidiano podem ser afetados de forma gradual e sem que uma pessoa perceba. Mundialmente a catarata é a causa número um de cegueira evitável. Não há tratamento médico para prevenir o desenvolvimento ou a progressão da catarata.

Ler mais

Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica

Rastreio Visual

Rastreio Visual

O principal objetivo do rastreio é identificar as crianças que têm ou estão em risco de desenvolver ambliopia; o que pode levar a uma deficiência visual permanente, a menos que seja tratada na primeira infância.…

Ler mais
blefarite example

Blefarite

A blefarite é caracterizada por uma complexa relação entre a…

Ler mais

Oftalmologia nos Adultos

glaucoma

Glaucoma

O glaucoma representa um grupo de doenças definidas por uma…

Ler mais