Gotas para Dilatação
Os colírios midriáticos contêm medicação para dilatar (aumentar o diâmetro) a pupila do olho. Existem dois tipos de gotas: um tipo estimula a contração dos músculos que aumentam a pupila (como a fenilefrina); o outro tipo relaxa os músculos que fazem a pupila se contrair, relaxando também o músculo responsável pela acção de focagem do cristalino (como o ciclopentolato e a atropina). Esses dois tipos de medicamentos são usados frequentemente em conjunto.
Uma pupila dilatada permite ao oftalmologista examinar o interior do olho para diagnosticar e tratar doenças oculares. Além disso, o relaxamento dos músculos de focagem permitem uma medição mais precisa do erro refrativo (necessidade de óculos) em crianças. Por outro lado, estes colírios podem às vezes ser usados para tratar doenças ou condições oculares, como a ambliopia e inflamações intra-oculares.
O efeito dos colírio usados para o exame oftálmico podem durar de 4 horas a 15 dias, dependendo do fármaco usado e da sensibilidade individual. Concentrações mais baixas são usadas para examinar recém-nascidos e bebes até aos dois anos.
A fotofobia e visão “turva” (especialmente para tarefas de perto) são efeitos secundários destes colírios; ambos desaparecem gradualmente. Óculos de sol podem ser úteis. As crianças podem voltar para a escola, mas os professores devem estar cientes da visão “turva” durante a leitura. Reações alérgicas são raras.