conjuntivite no olho

Conjuntivite

A conjuntivite é uma condição em que os olhos se apresentam vermelhos e podem ter secreção. Os sintomas variam desde ardor, comichão, sensação de corpo estranho, secreção ou formação de crostas nos cílios (pestanas). A conjuntivite pode ser causada por bactérias, vírus, outros agentes infecciosos, produtos químicos ou alergias.

Existem portanto várias causas diferentes de conjuntivite e cada uma é tratada de forma diferente. Se a conjuntivite for causada por bactérias, o tratamento com gotas ou pomadas antibióticas pode ser indicado. A medicação prescrita deverá ser cumprida durante a duração indicada para evitar a recorrência. A conjuntivite vírica não responde aos antibióticos, sendo tratada com medidas de suporte como lubrificação ou corticóides de acordo com a observação médica. A conjuntivite alérgica requer evicção do alergéneo, anti-histamínicos e corticoterapia doseada sempre caso a caso e de acordo com a gravidade.

A Conjuntivite causada por bactérias ou vírus é contagiosa. Assim sendo, a lavagem frequente das mãos é a medida preventiva mais importante. Caso o doente seja portador de lentes de contacto o seu uso deve ser suspenso durante todo o período de tratamento.

A maioria das infecções desaparece sem complicações. Porém qualquer infecção negligenciada pode resultar em problemas de visão secundários. Infecções oculares víricas, especialmente por herpes, podem afetar a visão.

Nem sempre uma olho vermelho é uma conjuntivite. Às vezes pode ser secundário a outros problemas oculares, incluindo blefarite, corpo estranho, queratite por lentes de contato, uveíte ou glaucoma.

Artigos relacionadas

Comentários

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *

Publicar comentário