Inovação e Excelência em Estrabismo Marcaram a Sessão
Porto, 26 de fevereiro de 2024 – O Dr. Paulo Freitas da Costa, especialista em estrabismo e oftalmologia pediátrica, alcançou um marco importante na sua carreira académica ao defender com sucesso a sua tese de doutoramento, intitulada “A Modificação do Arco de Contacto na Cirurgia de Estrabismo”, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).
As provas públicas reuniram figuras proeminentes da Medicina, entre oftalmologistas, professores e investigadores, incluindo o presidente do júri, Prof. Doutor Amândio António Rocha Dias de Sousa (diretor do serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de São João e professor catedrático da FMUP), e os arguentes Prof. Doutor Eduardo José Gil Duarte Silva (Hospital Dona Estefânia – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central), o Prof. Doutor Nuno Jorge Carvalho Sousa (professor catedrático da Escola de Medicina da Universidade do Minho) e o Prof. Doutor Carlos Alberto Matinho Marques Neves (professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa). Participaram ainda como elementos do júri o Prof. Doutor José Paulo Alves Vieira de Andrade, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade Porto, e a Prof. Doutora Susana Costa Nunes Penas, professora auxiliar convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. A defesa foi orientada pelo Prof. Doutor Fernando Manuel Mendes Falcão Reis e co-orientada pela Prof. Doutora Maria Dulce Cordeiro Madeira, ambos professores catedráticos da FMUP.
“Esta ocasião assinala não apenas o culminar de um longo percurso académico e de pesquisa, marcado por aprendizagens e descobertas, mas também a procura de contribuir para o avanço dos cuidados e bem-estar dos doentes, que nos motivam a seguir em frente”, focado no tratamento do estrabismo, discutindo e descrevendo detalhes técnicos que almejam melhorar a eficácia das intervenções cirúrgicas. Este trabalho reflete a dedicação e o compromisso do Prof. Doutor Paulo Freitas da Costa com a excelência clínica, mas também destaca a FMUP como um epicentro de pesquisa inovadora e educação médica de qualidade. A sessão foi muito bem recebida pela comunidade académica e médica presente, com discussões produtivas sobre os impactos futuros da pesquisa na prática clínica oftalmológica.
A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto é uma instituição de Ensino Superior altamente prestigiada, reconhecida pela qualidade excecional do seu ensino, pela liderança na área científica e pela sua estreita relação com instituições de saúde. Neste contexto, a colaboração estratégica com o Centro Hospitalar e Universitário de S. João é de extrema importância, concretizando-se num ambiente colaborativo e multidisciplinar. Foi e continua a ser no seio desta relação simbiótica que o Prof. Doutor Paulo Freitas da Costa cresceu e desenvolve o seu trabalho de investigação, ensino e atividade assistencial, no domínio das neurociências; desde o pilar fundamental de todo o conhecimento como é a Anatomia até à sua aplicabilidade na vida corrente dos cuidados de saúde de excelência.