Novo Consultório - Dr. Paulo Freitas da Costa

Novo Consultório no Porto – UNICLÍNICA. Reflexões sobre Humanização e Qualidade no Atendimento Médico

A partir de Outubro de 2024, passarei o meu consultório da Rua Júlio Dinis n. 561, Porto (EME Saúde), para exercer a minha atividade de consultório privado na UNICLÍNICA, situada na R. Pinho Leal 55, 4150-089 Porto, Portugal. Esta mudança surge da vontade de oferecer um espaço mais acolhedor e dedicado aos meus pacientes, especialmente no âmbito da Oftalmologia Pediátrica, onde tenho desenvolvido a minha subespecialidade, com ênfase no tratamento de patologias como o estrabismo. Na UNICLÍNICA, terei a oportunidade de criar um ambiente que não só atende às necessidades das crianças, mas também dos adultos, sempre com o objetivo de proporcionar um cuidado mais personalizado e atento.


Hoje em dia, vivemos num cenário de crescente avanço tecnológico na medicina. Esses avanços trouxeram inegáveis benefícios, como diagnósticos mais rápidos e precisos, e tratamentos mais eficazes. No entanto, com a massificação dos serviços de saúde e o foco excessivo em metas e indicadores, o fator tempo tornou-se um bem cada vez mais escasso na prática médica. Muitas vezes, as consultas são aceleradas e a relação humana entre médico e doente perde-se no meio da tecnologia e da burocracia.


Este é um dos principais motivos pelos quais escolho manter e expandir a minha prática naquilo que designamos como “O Consultório”, neste caso a
UNICLÍNICA no Porto, e a Clínica CRISTAL CENTER em Amarante. Neste novo espaço, quero resgatar a verdadeira essência da prática médica: ouvir o paciente, compreender as suas preocupações e necessidades, e dar a cada um o tempo que realmente necessita. A consulta médica não pode ser tratada como um ato mecânico ou impessoal; é um encontro humano. Como bem expressou o Prof. João Lobo Antunes, “a medicina, empolgada pela ciência, seduzida pela tecnologia e atordoada pela burocracia, pode apagar a sua face humana e ignorar a individualidade única de cada pessoa que sofre”. E é exatamente esta face humana que me comprometo a preservar.


Na prática clínica, empatia é a chave para uma medicina verdadeiramente humanizada. Mais do que a competência técnica, é a capacidade de compreender o outro, de se colocar no seu lugar, que nos define como médicos, e a mim especificamente, como médico de oftalmologia. Ao ouvir com atenção e respeito as preocupações de cada doente, podemos oferecer um tratamento mais eficaz e, sobretudo, mais humano. No entanto, ouvir não é suficiente por si só: é preciso agir com rigor e honestidade, oferecendo diagnósticos claros e opções de tratamento baseadas na melhor evidência científica disponível. Na UNICLÍNICA como em qualquer outra secretária, procurarei manter o mesmo padrão de qualidade e bom senso que mantenho como norte na minha prática, com foco na personalização do cuidado.


Cada paciente é único, com uma história de vida, uma condição de saúde e um conjunto de necessidades que devem ser atendidas individualmente. A medicina não pode ser tratada como uma ciência de números ou de metas generalistas; deve, sim, focar-se na singularidade de cada um. Um atendimento personalizado vai além do diagnóstico e do tratamento: envolve compreender o que cada pessoa realmente precisa e como podemos ajudar da melhor forma. No caso de crianças, essa personalização é ainda mais crucial, pois os mais pequenos necessitam de cuidados específicos e um ambiente que inspire confiança e conforto.


No consultório estarei determinado a oferecer um espaço seguro onde a relação médico-doente seja profundamente valorizada. Um local onde se privilegiará o tempo necessário para cada consulta, permitindo uma abordagem verdadeiramente focada na saúde e bem-estar do doente. Quer se trate de uma avaliação de rotina ou rastreio, de um acompanhamento regular de oftalmologia pediátrica ou de uma cirurgia de estrabismo… É com humildade que continuo a percorrer o meu caminho como oftalmologista, mantendo sempre como objetivo ser o melhor oftalmologista pediátrico que posso ser, contribuindo para a saúde visual de crianças e adultos no Porto, em Amarante, em Portugal.


Este novo consultório representa um regresso às bases da medicina, onde o foco é a pessoa e não os números, onde o atendimento é feito com empatia e rigor, e onde a qualidade prevalece sobre a quantidade. Acredito que ao proporcionar esse cuidado mais humano e individualizado, estarei a oferecer um serviço que realmente faz a diferença na vida das pessoas.


Convido todos os meus pacientes, adultos e crianças, a conhecerem este novo espaço e a continuarem a confiar no meu trabalho. Continuo a acreditar que a humanização na medicina, aliada a uma prática clínica de excelência, é o caminho para o futuro da saúde. A UNICLÍNICA e a Clínica Cristal Center, serão os lugares onde pretendo continuar a cultivar essa filosofia, e onde a relação médico-doente será sempre a prioridade.


Pode fazer a sua marcação através do tel. +351 226 162 224 (Chamada para rede fixa nacional) |
geral@uniclinica.pt
UNICLÍNICA, R. Pinho Leal 55, 4150-089 Porto, Portugal


Com os meus melhores cumprimentos,

Prof. Doutor Paulo Freitas da Costa
Oftalmologia & Estrabismo e Oftalmologia Pediátrica

Artigos relacionadas