Os rastreios visuais em idade escolar podem melhorar os resultados académicos.
Sabemos que os óculos podem melhorar a visão, mas poderão também melhorar a aprendizagem?
Sim! Aquilo que parece óbvio encontra, com base científica, um resposta populacional positiva, de acordo com um estudo com mais de 2.000 alunos do ensino básico e secundário realizado nas escolas da cidade de Baltimore (EUA) e publicado em Setembro de 2021 na conceituada revista JAMA Ophthalmology. Este é o maior estudo até hoje sobre programas de visão implementados em escolas dos Estados Unidos e que procurou responder à questão: Como é que os programas de rastreio baseados nas escola afetam o desempenho académico dos alunos que precisam de óculos?O estudo descobriu que as crianças que receberam exames oftalmológicos gratuitos e óculos como parte de um programa de rastreio escolar melhoraram seu desempenho académico após um ano. Os resultados sugerem que esses programas podem ajudar mais alunos a ter sucesso na escola, apesar de terem problemas de visão ou acesso limitado a cuidados de saúde.
Os autores do estudo fizeram parceria com a Vision for Baltimore, que providenciou exames de visão gratuitos aos alunos do 3º ao 7º anos em 127 escolas municipais. Os alunos com triagens positivas (isto é, com eventual patologia) receberam subsequentemente consulta de oftalmologia completa e óculos gratuitos, se necessário, da clínica oftalmológica móvel Vision to Learn. Cerca de um quarto dos alunos matriculados na escola tinham problemas de visão, embora uma grande parte o desconhecesse ou não tivesse meios próprios para obter consulta ou tratamento.
O estudo revelou que os alunos que receberam óculos melhoraram as suas notas nos testes de leitura ao final de um ano de seguimento. Igualmente, os alunos do ensino básico melhoraram as notas em matemática. Os óculos ofereceram um maior benefício para as crianças que mais deles necessitavam, incluindo alunos de educação especial e alunos com baixo desempenho académico. No entanto estes ganhos não foram consistentes ao final de dois anos. Os investigadores não apresentam de forma clara uma razão única para este achado. No entanto, uma possível explicação residirá na necessidade de manter uma monitorização da visão da criança ao longo do tempo e substituir os óculos quando indicado e de acordo com o crescimento individual, o que fará uma grande diferença para continuar a se conseguir destacar na escola.
Então … Porque é que as crianças necessitam de rastreios?
Uma visão saudável permite que as crianças consigam focar nitidamente os objetos a todas as distâncias. Por outro lado permite manter uma equilíbrio oculomotor normal, ajudando na capacidade de manter a atenção e na obtenção de visão tridimensional.
Os erros de refração podem impedir ou atrasar o desenvolvimento visual de uma criança e consequentemente provocar dificuldades na escola e mais tarde na vida adulta. Os erros de refração mais comuns são a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo.