Diplopia Visão Dupla Porto Canal

Diplopia | Visão Dupla – Entrevista ao Porto Canal

A diplopia é um sintoma que significa visão dupla ou a dobrar.
É possível haver diplopia monocular, isto é ver a dobrar apenas com um dos olhos (ou seja, quando se está a ver apenas com o olho direito ou esquerdo a visão está a duplicar), ou diplopia binocular, isto é o sintoma só existe quando estamos com os dois olhos abertos. As causas destes dois tipos são totalmente diferentes:

  1. Na primeira (monocular) as causas mais comuns são os erros refrativos não corrigidos e as opacidades dos meios ópticos oculares, sendo a catarata o exemplo mais frequente.
  2. Na segunda (binocular) as causas são geralmente neurológicas e/ou orbitárias, que afectam direta (doenças próprias do músculo como a orbitopatia tiroideia, a miastenia gravis ou miosites) ou indiretamente (por lesão parcial ou total dos nervos que comandam os músculos, como acidentes vasculares cerebrais, tumores cerebrais ou traumatismo craniano) a função dos músculos extra-oculares que comandam os movimentos conjugado dos dois olhos e como tal provocam um desalinhamento dos eixos dos olhos conhecido por estrabismo.

 

Link vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=O_bLTbpoac0

 

Artigos relacionadas

Comentários

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post comment